Ao que tudo indica, o Porto anda de “mãos dadas” com a sustentabilidade e uma nova prova disso foi a colocação de 99 painéis solares no Parque de Estacionamento da Trindade, um dos locais de maior movimento para estacionamento no coração da cidade.
De acordo com a Câmara do Porto, este sistema fotovoltaico, com uma capacidade de 57,42 kWp, contribuirá para diminuir o consumo de energia elétrica municipal obtida da rede convencional.
Sob a gestão da Águas e Energia do Porto, este novo sistema de energia solar visa abastecer principalmente os veículos municipais que carregam no local. A produção anual, prevista para alcançar 82 MWh, ajudará a reduzir o uso de energia não renovável para essas mesmas viaturas.
Para além de responder aos compromissos ambientais, este projeto traz também vantagens financeiras, permitindo ao Município poupar nos custos de energia e avançar na meta de neutralidade carbónica até 2030, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos.
O vice-presidente da Câmara do Porto afirma que “com a instalação destes painéis no Parque da Trindade, estamos a dar um passo concreto na redução da nossa pegada energética e a reforçar o compromisso do Porto com um futuro mais sustentável”.
Filipe Araújo aproveita ainda para acrescentar que, desta maneira, o município está “a contribuir para a independência energética das viaturas municipais e para a poupança nos custos de operação”
Nos últimos anos, o Porto tem intensificado o investimento nas infraestruturas energéticas. Em 2023, a cidade produziu 672 MWh de energia solar, atingindo um novo máximo de 1.831 MWh até setembro deste ano.