PUB
CMPorto

Pandemia reduz níveis de poluição

Pandemia reduz níveis de poluição

A pandemia da covid-19 levou à redução da atividade económica e da mobilidade das pessoas, o que reduziu de forma drástica as emissões de dióxido de azoto: nalguns locais da cidade do Porto a redução foi de 60% e em Lisboa chegou aos 80%.

Os números são avançados pela Agência Lusa. Segundo um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, as imagens obtidas entre os dias 10 e 28 de março pelos peritos do Laboratório de Observação da Terra do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (Air Centre) revelam uma redução drástica nos níveis de NO2 (dióxido de azoto), um gás formado da queima de combustíveis fósseis, nomeadamente dos motores dos carros e da indústria.

De acordo com a nota do MCTES, a redução chegou aos 80% em alguns locais de Lisboa. Já no Porto, os níveis caíram 60% em alguns pontos da cidade.

“A inalação por dióxido de azoto está relacionada com o aumento da probabilidade de problemas respiratórios, uma vez que em altas doses poderia inflamar o revestimento dos pulmões e reduzir a imunidade a infeções pulmonares, causando problemas como tosse, constipações e bronquite”, explica o MCTES.

Com a redução das emissões de dióxido de azoto em Portugal e Espanha ao longo do mês de março, houve um efetivo aumento do nível da qualidade do ar durante o período de emergência nacional decretado no contexto do surto da doença covid-19, uma evolução ”particularmente benéfica para reduzir a probabilidade de afetar pessoas com problemas respiratórios”, realça o ministério.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo indicam os dados do AirCentre – laboratório que monitorizou as emissões de dióxido de azoto em Portugal e Espanha ao longo do mês de março -, os níveis deste gás na atmosfera caíram sobretudo a partir do dia 10 de março, com o encerramento de museus, teatros, monumentos e atividades desportivas em áreas fechadas em Portugal.

De acordo com a Lusa, no dia seguinte, quando a Organização Mundial da Saúde declarou a covid-19 como pandemia, os valores de NO2 continuaram a cair e, a partir do dia 14 de março, quando Espanha decidiu tomar medidas mais drásticas de restrição da mobilidade dos cidadãos, exceto para o trabalho, alimentação e farmácia, as imagens mostram cada vez menos poluição.

De referir que o Air Centre é uma instituição internacional com sede na Ilha Terceira (Açores).

Veja aqui algumas das imagens captadas pelo laboratório.

Foto: retirada do vídeo “Fiquem em casa 2020”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3