Sogrape

Palco online do São João recebe “Comédia de Bastidores”

Palco online do São João recebe “Comédia de Bastidores”

A programação online do Teatro Nacional São João (TNSJ) continua esta quarta-feira com a apresentação do espetáculo “Comédia de Bastidores”, agendada para as 21h00. A peça, que estreou em outubro passado, no palco físico do São João, pode ser vista, até ao dia 9 de março, em vários horários, na plataforma BOL.

Tendo por base o “divertimento teatral” de 1972 do dramaturgo Alan Ayckbourn, “Comédia de Bastidores” marcou o regresso do encenador Nuno Carinhas ao palco do São João, depois de uma década enquanto diretor artístico da instituição, acompanhado por João Cardoso, que encenou o espetáculo pela primeira vez em 1997, numa tradução de Paulo Eduardo Carvalho para o Teatro Experimental do Porto (TEP). 

Nessa altura, e fugindo à tradução literal do título original da peça, “Absurd Person Singular”, a dupla optou por uma versão mais livre do título. 

Mais de duas décadas depois, “Comédia de Bastidores” regressou aos palcos da cidade, recorrendo à mesma tradução de Paulo Eduardo Carvalho. “Durante a construção da peça, Nuno Carinhas e João Cardoso redescobriram as inusitadas combinações do autor anglófono mais representado a nível internacional, numa história que retrata em três ceias de Natal, divididas em três atos, um casamento burguês, o adultério, os conflitos de classe e as pequenas obsessões”, destacam os promotores. 

O espetáculo, gravado no dia da estreia, está disponível para visualização de quarta a sexta-feira, às 21h00, e ao sábado e domingo, às 16h00 e 21h00. Nos dois últimos dias, 8 e 9 de março, “Comédia de Bastidores” será exibida às 21h00. 

A aquisição do bilhete de acesso à transmissão online tem um custo de dois euros. No momento da compra, o público deve escolher o dia e a hora a que pretende assistir ao espetáculo. 

Foto: João Tuna

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem