Assim, até ao dia 20 deste mês, os visitantes têm a oportunidade de fazer as tradicionais compras natalícias, enquanto apoiam as organizações sociais da cidade. Todas as receitas destas compras revertem para as instituições participantes.
Organizado pela Universidade do Porto (U. Porto), o Mercado Solidário terá também um espaço de refeições, aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 12h e as 14h. Durante a visita ao Mercado Solidário de Natal, os participantes podem, assim, provar diferentes pratos nacionais e internacionais alusivos ao Natal. O valor recolhido com os menus de almoço reverte, na sua totalidade, para a Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Para além das bancas de venda de Natal das instituições presentes, este mercado pretende apelar ao espírito de partilha, com uma recolha de donativos em géneros, que vão desde bens não perecíveis, material escolar e de cuidados de saúde
Ao longo dos dez dias em que o Mercado Solidário de Natal terá as suas portas abertas no Palácio de Cristal, vão ainda decorrer atividades específicas de apoio à população mais carenciada da cidade. Nos dias 15 e 20 de dezembro, a Guarda Nacional Republicana e o Exército Português, respetivamente, vão oferecer um almoço de Natal a cerca de 200 pessoas carenciadas, encaminhadas pelas instituições de solidariedade social presentes.
O Mercado Solidário de Natal da U. Porto irá funcionar das 11h30 às 19h30 de segunda a sexta-feira, e das 10h30 às 19h30, aos sábados e domingos. A entrada é livre.