Sogrape

Palacete Silva Monteiro transforma-se em espaço cultural

Palacete Silva Monteiro transforma-se em espaço cultural

Considerado, de acordo com o historiador portuense Joel Cleto, a “mais luxuosa habitação do Porto”, o Palacete Silva Monteiro, edifício do século XVII localizado na cidade e atual sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai transformar-se num “espaço de referência para a cultura” da cidade do Porto.

Com este projeto, que deverá abrir à cidade em 2023, pretende-se “dar um contributo à cultura com exposições, conferências, concertos, teatro e fotografia”, adiantou Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV.

Até que a abertura seja possível, adiantou, o espaço será palco de “experiências pontuais”, como o cinema e a concessão de um bar no jardim da também conhecida por Casa Do Vinho Verde com “vinhos verdes a copo e petiscos”.

De referir que o Palacete Silva Monteiro está a ser alvo de trabalhos de restauro desde 2019, realizados por alunos da Universidade Católica do Porto, com o objetivo de “preservar e promover este edifício secular”.

Entre os trabalhos realizados no espaço, destaque para a “recuperação dos painéis originais e dos detalhes decorativos”.

A sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, instalada no Palacete desde 1944, vai mudar-se para um edifício contíguo.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes