
Na noite desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a fachada dos Paços do Concelho voltará a vestir-se de azul e branco, em homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa. Recorde-se que a Câmara do Porto declarou luto municipal para esta segunda-feira.
Recorde-se que Pinto da Costa faleceu este sábado, com 87 anos, após doença prolongada. O “presidente dos presidentes” alcançou mais de 2.500 troféus ao leme do FC Porto e venceu 25 dos 30 campeonatos nacionais de futebol do clube.
Rui Moreira, presidente da autarquia portuense, realça que Pinto da Costa deu “muitas alegrias a imensa gente, a pessoas muito simples que pouco ou nada têm e que encontraram no FC Porto de Pinto da Costa um instrumento da sua felicidade. Devemos-lhe seguramente essa homenagem”.
O autarca acredita que Pinto da Costa “alterou profundamente a forma identitária” da cidade, ao promover uma “importante descentralização do futebol”. O presidente da Câmara do Porto vê no dirigente portista não só um líder do desporto, mas também um líder político.
Teve “um contributo marcante para a visibilidade da cidade e da marca Porto., no panorama nacional e internacional, aos níveis desportivo, social e económico” (via Câmara do Porto).
Importa referir que, em 2018, Pinto da Costa foi presenteado com a Medalha de Honra da Cidade. Na altura, disse: “enche-me de grande emoção, saudade e alegria o momento que estamos aqui a viver”.
O município recorda ainda a última vez em que Pinto da Costa celebrou um título de campeão nacional nos Paços do Concelho. Pinto da Costa recordou “muita gente com vidas difíceis, com muitos problemas e que [naquele dia estavam] felizes”.