PUB
Amanhecer - sacão

Paços do Concelho em Gaia “renascem” após investimento de 3,2 milhões

Paços do Concelho em Gaia

Os Paços do Concelho de Gaia foram alvo de uma intervenção significativa, cuja inauguração aconteceu este sábado, dia 1 de março, precisamente um século após a primeira sessão municipal realizada no edifício em 1925. 

A requalificação, que representou um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, abrangeu praticamente todo o edifício, com exceção de algumas áreas preservadas devido ao seu bom estado de conservação, nomeadamente o átrio, a escadaria principal e o salão nobre (via Câmara de Gaia).

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sublinhou a importância desta renovação: “esta reabilitação respeitou o projeto original e o seu arquiteto. Sentimos o peso institucional de um edifício que marca a democracia e o orgulho gaiense”. 

O próprio acrescentou ainda que “as colunas da entrada representam a verticalidade que se impõe a quem cá entra. É mais um projeto que fica encerrado neste ciclo autárquico”.

Segundo a autarquia, o projeto inclui diversas melhorias, entre as quais a modernização das infraestruturas elétricas e hidráulicas, a reabilitação de elementos em madeira, a remodelação das zonas de circulação e do salão nobre, bem como a implementação de um sistema audiovisual para conferências e projeção. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, procurou-se garantir melhores condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, ao mesmo tempo que se preservaram materiais e revestimentos interiores históricos.

Para assinalar a conclusão da obra, o edifício esteve aberto ao público durante a tarde de sábado, permitindo aos interessados visitá-lo. Os Paços do Concelho de Gaia são uma referência da obra de Francisco d’Oliveira Ferreira, um arquiteto que deixou a sua marca no início do século XX em Portugal. 

Entre outras obras emblemáticas do arquiteto, destacam-se, por exemplo, o Sanatório Marítimo de Francelos e o café “A Brasileira”, na cidade do Porto.

Foto: via Câmara de Gaia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4