“Os dois nomeados são intelectuais portuenses de reconhecido mérito”, sublinhou o comunicado do Governo, que salientou que João Soares, ministro da Cultura, informou Luís Braga da Cruz, o atual administrador, da decisão.
No início do mês de dezembro foi anunciado que a atual vogal do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho Macedo Silva, tinha sido nomeada como presidente daquele órgão para o mandato entre 2016 e 2018.
De acordo com o estatuto de Serralves, “o Conselho de Administração é composto por nove membros, sendo um presidente, três vice-presidentes e cinco vogais”, com a designação de novos administradores a efetuar-se “por voto secreto e maioria absoluta”, sendo que a “escolha dos membros é da responsabilidade do próprio conselho, com a exceção de dois, nomeados sempre pelo Estado”.
No Conselho de Administração entre os anos de 2013 e 2015, os representantes do Estado eram Rui Manuel Campos Guimarães, vice-presidente daquele órgão e membro da Comissão Executiva, e a eurodeputada socialista Elisa Ferreira.