“A arquitetura é sempre uma reflexão sobre o interior e o exterior e, portanto, achámos que uma forma de sinalizarmos o Dia Mundial da Arquitetura [que ontem se assinalou] poderia ser esta forma interessante que este invólucro misterioso assume subitamente no átrio da Câmara num duplo mistério: é misterioso cá dentro, mas também visto de fora. Parece uma massa, qualquer coisa alienígena”, explicou o vereador da Cultura da autarquia, Paulo Cunha e Silva.
Também no átrio da autarquia, no âmbito da exposição “P’OVO”, vão ser exibidas 33 peças de mármore e ferro em forma de ovos, da autoria de Rui Chafes.
“Ovo de Troia” é o “esqueleto” de madeira de uma peça de desenhada por Camilo Rebelo para um cliente privado na Suíça e que foi revestido por cimento armado, o que significa que “o verdadeiro ovo é o vazio que este propiciou”, nas palavras de Paulo Cunha e Silva.
Para Camilo Rebelo, “o objetivo deste Ovo de madeira é criar um vazio, revelador de uma nova dimensão e através dela potenciar mistério”, que o autor considera uma “condição que está muito perto de desaparecer” da civilização.
Terça-feira 7 Outubro, 2014
“Ovo de Tróia” instala-se no átrio da Câmara do Porto
Até novembro, o átrio da Câmara Municipal do Porto vai estar parcialmente ocupado pelo trabalho “Ovo de Troia”, do arquiteto Camilo Rebelo, uma estrutura de grandes dimensões onde é possível entrar.