
Ao que tudo indica, os elétricos no Porto vão passar a ter um novo sistema de travagem automático. Este resultará de uma parceria entre a STCP e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o projeto irá ficar pronto até ao fim de 2027. Nesta fase, sabemos que o projeto-piloto já está a decorrer, sendo que o grande objetivo é assegurar a segurança dos passageiros, em caso de problemas com o travão do veículo.
Espera-se que esta tecnologia implique um investimento a rondar os 400.000 euros, sendo que o pretendido é que os 7 elétricos em funcionamento atualmente tenham este sistema novo de segurança.
Quem se pronunciou sobre o papel do elétrico na cidade do Porto foi José Castro Vide. No entender do diretor da unidade do carro elétrico, este está a ficar outra vez na “moda”, ainda que o uso seja maioritariamente feito por turistas.
“A segurança da circulação e da operação do carro elétrico é uma prioridade para a STCP. Este sistema faz a verificação das condições de condução do guarda-freio e, em caso de haver incapacidade por indisposição, o sistema trava automaticamente o elétrico, evitando que a circulação se faça de forma descontrolada” – acrescenta o próprio.
Citado pelo JN, José Castro Vide conta que os condutores dos elétricos se têm mostrado bastante satisfeitos com a iniciativa. Isto porque se trata de uma medida que torna o seu trabalho ainda mais seguro, o que é sempre uma boa novidade.
Neste processo de melhoria, o grande desafio é conciliar a vertente histórica do veículo com a tecnologia. Para José Barbosa, do INEGI, “o trabalho tem que ser mesmo feito à medida, ou seja, todos os componentes têm que ser já pensados para o espaço onde vão ser implementados”.
De momento, o modelo já se encontra funcional, mas os especialistas continuam a afinar alguns detalhes. Quer isto dizer que a STCP e a INEGI estão a conceber a versão 2.0 desta tecnologia, com vista a “criar redundâncias para garantir que não há falhas”.
Outro sistema que está a ser adicionado é o de automatização do areeiro, por exemplo, que ajuda bastante no processo de travagem do elétrico.
Foto: via Museu do Carro Elétrico