O mês de julho é sinónimo de férias para milhares de portugueses, que escolhem esta altura do ano para rumar para os seus destinos de eleição. Num verão atípico e com uma possível onda de crimes a aumentar, o melhor é estar alerta, não apenas durante o período de férias, mas também antes de o iniciar.
De acordo com os especialistas, a cibersegurança é um dos principais fatores que deve ter em atenção enquanto estiver a viajar, pelo que há algumas recomendações que deve ter em conta, nomeadamente quando marca a sua viagem.
“Deve verificar duas vezes os sites em que reserva as suas viagens, porque ciberataques relacionados com viagens podem acontecer antes da própria viagem”, avisam os especialistas da Check Point, citados pel’O Sapo.
De acordo com os mesmos, o melhor é assegurar sempre que “os websites que utiliza para marcar as suas férias são fiáveis. Antes de avançar, investigue a empresa. No momento da compra, utilize um cartão de crédito para transações em viagem, em vez do cartão de débito”.
De forma a ter uma viagem segura e livre de imprevistos, deve também evitar a utilização de redes wi-fi públicas. “Wi-fi gratuito é tão apelativo quanto perigoso”, sublinham, explicando que há muitos hackers propositadamente espalhados por locais como cafés e aeroportos para “espiar a atividade de outros utilizadores conectados ao wi-fi público”. Por isso, deve sempre ser “extra cuidadoso” em espaços com hotspots gratuitos e se necessitar mesmo de os utilizar “evite aceder a contas pessoais ou a dados sensíveis”.
Adicionalmente, deve ainda verificar as pessoas que estão perto de si, sobretudo quando estiver a inserir dados de acesso bancários ou de contas pessoais. “Adquira um filtro de privacidade que proteja o seu smartphone ou portátil contra o «mau olhado»”, indicam os especialistas.
Quando precisar de levantar dinheiro, o conselho passa também por “ter em atenção a caixa de multibanco que escolher”. “Hackers, especialmente em zonas turísticas, conseguem roubar credenciais bancárias através destas máquinas”, pelo que deve ser prudente na seleção e “dar primazia a ATMs que se encontrem em espaços seguros”.
Por último, e não menos relevante, os especialistas em cibersegurança alertam os cidadãos para a importância de não partilhar a sua localização nas redes sociais. “Evite partilhar online as datas e os locais em que estará de férias. São coisas simples que, muitas vezes, servem de convite para todo o tipo de atividades criminosas”, completam.