BPI

Os cuidados a ter durante o período de isolamento

Os cuidados a ter durante o período de isolamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou, numa partilha feita na sua página de Facebook, um esquema com as principais recomendações que devem ser seguidas pelos cidadãos em caso de isolamento.

Em destaque na publicação estão dez dicas, sendo que a primeira alerta, explicitamente, para a urgência de “permanecer em casa”. “Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos, nem utilize transportes públicos”, refere a DGS. De seguida, apela a que os cidadãos em isolamento permaneçam “separados de outros”, “numa divisão própria da casa”, evitando, desta forma, “contactos com outros em espaços comuns”.

Além disso, a autoridade de saúde realça que não devem ser partilhados itens, como pratos, copos, utensílios de cozinha, toalhas, lençóis ou outros artigos pessoais e que não devem também ser permitidas visitas. “Não convide pessoas para sua casa. Caso seja urgente falar com alguém, faça-o pelo telefone”, esclarece.

A importância de continuar a lavar as mãos frequentemente, “com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos” é também reforçada assim como a necessidade de “tapar a boca e o nariz com um lenço descartável” ao respirar e tossir, sendo que, de seguida, este deve ser deitado ao lixo e proceder-se à higienização das mãos.

Paralelamente, os cidadãos em isolamento devem ter atenção em ir monitorizando os sintomas. “Meça a sua temperatura diariamente e informe se surgir um agravamento” sublinha.

Durante este período, devem ser também evitadas “deslocações desnecessárias a serviços de saúde”, devendo, por isso, “ligar antes ao médico”.

Por fim, é também realçada a importância de ter “cuidado com os resíduos”. Coloque-os “num saco de plástico diferente dos restantes. Encha apenas até 2/3 e feche bem”, conclui a DGS.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.