Sabor do Mês setembro (peixaria) - PD

Os alimentos preferidos da “Primavera”

Os alimentos preferidos da “Primavera”

Com o início da Primavera são várias as alterações que os cidadãos começam a fazer na sua rotina. Desde a forma de vestir, à hora a que, habitualmente, costumam acordar, até às atividades que fazem na rua e os alimentos que consomem nesta época.

Há produtos que devem ser consumidos, especificamente, em cada altura do ano, pelos benefícios que trazem não só a quem os consome, mas também ao planeta. Ao adaptar a alimentação às estações do ano, a sociedade está a escolher um modo de consumo responsável e saudável, que se traduzirá em mais saúde [física e mental], e, até, menos dispendioso.

Nesta altura primaveril, os especialistas recomendam o consumo privilegiado de um conjunto de cinco alimentos, nos quais se destacam as ervilhas, pelo “alto teor de hidratos de carbono complexo, de proteína e, acima de tudo, pelos elevados níveis de vitamina A, B e C”. De acordo com um artigo publicado por Vanessa Andrade, n’O Sapo, as ervilhas têm um papel “importante na harmonização da digestão e na regularização do fígado”.

A este alimento, juntam-se ainda os citrinos, elementos ricos em vitamina C, como a laranja, a tangerinas e o limão. Este último, segundo refere, são ótimos aliados do “fígado e da promoção da imunidade de forma natural”, ajudando, ainda, a “melhorar o processo digestivo através da ajuda ao processamento das toxinas presentes no corpo”.

Para potenciar a “eliminação de gordura e proteína animal”, é recomendado o consumo da cevada, um cereal “leve e completo” que promove também os “efeitos diuréticos”, uma vez que aumenta “os níveis de saciedade pelos elevados níveis de fibra”. Adicionalmente, ajuda a baixar os níveis de colesterol ou a dissolver quistos ou cálculos, refere a mesma nota.

Adicionalmente, durante a Primavera, deve ser privilegiado o consumo de germinados e lentilhas. Os primeiros, salienta, são uma “fonte rica em vitamina C, enzimas e proteínas” e, simultaneamente, auxiliam no equilíbrio da “acidez do organismo”, estimulando, assim, um “bom funcionamento do sistema digestivo”.

Por sua vez, as leguminosas, conhecidas pela sua versatilidade, são uma “excelente fonte de vitaminas minerais, ferro, amido e fibras solúveis” e verdadeiros ex-líbris no que respeita ao “controlo do peso”, uma vez que são pobres em gorduras.

Na hora de escolher outros alimentos para consumir, os especialistas aconselham a preferência por “alimentos verdes” que, segundo destaca o artigo, transportam a “energia crescente e viva da primavera”.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes