Uma alimentação cuidada e equilibrada é a chave do sucesso para uma vida saudável e nunca a alimentação assumiu uma importância tão evidente como nos dias atuais. É ela que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, tão importante na prevenção de doenças, que potencia uma vida mais ativa e aufere, inclusive, resultados impressionantes no que à memória diz respeito.
Há determinados alimentos, como o abacate, o azeite e o chocolate preto, que ajudam a melhorar a memória e o raciocínio. Contudo, de acordo com a Sputnik Mundo, não são os únicos… também o chá verde e as ervas aromáticas contribuem para o mesmo efeito e a plataforma explica porquê.
No caso do abacate, este é rico em “gorduras monoinsaturadas”, o que “aumenta a atividade neuronal” e, consequentemente, o “fluxo sanguíneo do cérebro”. Sendo também um fruto abundante de “antioxidantes” e “ácidos gordos ómega 3”, ajuda a prevenir “a deterioração da mente”.
O chocolate preto assume também uma função primordial na memória, o que representa uma boa notícia para os amantes de cacau. É que estes, segundo explica a plataforma, são “abundantes em flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que impulsiona o crescimento dos vasos sanguíneos nas zonas do cérebro responsáveis pela memória e pela aprendizagem”.
Por sua vez, o azeite “fornece grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas lipossolúveis” e estimula a “autoeliminação de toxinas e resíduos celulares”, sendo, desta forma, um aliado na prevenção do desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Os alimentos ricos em cafeína, como o chá verde, devem também ser privilegiados na alimentação, ajudando a melhorar a “memória e a concentração a curto prazo”. “A bebida apresenta ainda quantidades elevadas do antioxidante EGCG, capaz de gerar células-tronco e neuronais e prevenir doenças degenerativas”, lê-se.
Adicionalmente, uma alimentação equilibrada deve também gozar do consumo de ervas aromáticas, como o alecrim e a hortelã, responsáveis por elevar a “irrigação sanguínea dirigida ao cérebro e consequentemente melhorarem a memória”, completa.