Sogrape

Os 5 principais desportos mentais do panorama desportivo mundial

Os 5 principais desportos mentais do panorama desportivo mundial

Graças às diferentes culturas espalhadas pelo mundo e às suas formas de entretenimento, atualmente podemos desfrutar de uma grande variedade de desportos que, para além de divertidos, são ótimos para o desenvolvimento do nosso bem-estar físico e psicológico.

Alguns desses desportos não exigem o uso de campos, ringues ou estádios, e muitos nem sequer envolvem exercício físico extremo. Esses desportos são frequentemente agrupados como “desportos mentais”, jogos em que competimos e ganhamos através da utilização eficiente dos nossos cérebros e não da componente física.

Abaixo, listamos alguns exemplos destes desportos e falamos um pouco sobre como são praticados e, porque são populares.

Xadrez

O xadrez é talvez o derradeiro desporto mental, onde os jogadores precisam de antecipar os próximos movimentos do seu adversário e adaptar a sua própria estratégia para conseguir vencer.

Com uma história já bastante rica, o xadrez é jogado num tabuleiro de 8 x 8 quadrados, totalizando 64. É jogado com seis tipos diferentes de peças: oito peões, duas torres, dois cavaleiros, dois bispos, uma rainha e um rei. Cada peça move-se de forma diferente no tabuleiro: os bispos, por exemplo, podem mover-se para a frente ou para trás tantos quadrados quantos quiserem, desde que se movam na diagonal.

O objetivo do jogo é “capturar” o rei adversário, prendendo efetivamente a peça de modo que esta deixe de se poder mover. Isto é conhecido como ‘xeque-mate’.

A popularidade do xadrez raramente diminuiu. São milhões os jogadores, em todo o mundo, que continuam a jogar a nível amador e profissional (online e pessoalmente). Recentemente com a série da Netflix, “The Queen’s Gambit”, voltou a subir a sua popularidade.

A título de curiosidade, em 2020, André Sousa, um estudante da Faculdade de Engenharia do Porto, tornou-se tricampeão nacional.

Damas

Tal como o xadrez, as Damas é um desporto mental fantástico para exercitar o cérebro e divertir-se muito. Neste caso, a utilização de estratégias é também de grande importância para poder vencer o seu adversário e “comer” todas as suas peças.

Deve também notar-se que o jogo também melhora a concentração e a atenção e desenvolve a capacidade de resolver conflitos e tomar decisões. Isto porque, as microdecisões e decisões a longo prazo são uma constante ao longo das partidas.

Por outro lado, é um jogo que, dependendo do país onde é jogado, as regras podem variar consideravelmente. Assim, são reconhecidas as Damas espanholas, poddavki e shashki (duas variantes de correntes de ar russas), Damas turcas, Damas chinesas, etc. Cada uma então, com as suas regras.

Poker

Chegou a hora dos jogos de cartas. Neste campo, o destaque é claramente o poker.

É certo que nem todos os jogos de cartas têm o mesmo grau de dificuldade, pelo que contribuem em maior ou menor grau para a concentração, agilidade mental, capacidade de atenção, estratégia e memória. Em escala de 1 a 10, o poker estaria muito perto do topo da escala.

De antemão, deve saber que existem diferentes tipos de variantes neste desporto. Entre os mais conhecidos encontram-se, Texas Hold’em, Omaha High e Omaha Hi/Lo.

Outro aspeto que é desenvolvido é a interpretação da linguagem corporal dos outros jogadores, embora no poker online não seja necessário porque é jogado em mesas virtuais para que cada jogador joga a partir de um local diferente.

Dominó

O dominó é um jogo que pode ser apreciado em quase qualquer lugar porque é composto por alguns pequenos dominós que podem ser movimentados confortavelmente.

Embora não seja invulgar ver adultos a jogar dominó, este é um desporto que é para todas as idades. A razão? Porque os dominós têm regras simples e são um jogo ideal para estimular a memória, melhorar as capacidades aritméticas, aprender números e melhorar a capacidade de atenção.

Além disso, muitas são as marcas que adicionam este jogo em versões mais básicas para chegar a todos.

Gamão

Para conhecer as origens do Gamão é preciso recuar até aos mais de dois mil anos, isto porque, umas escavações efetuadas no Iraque resultaram na descoberta de uma tábua muito semelhante ao Gamão datada daquela época.

Desfrutar deste jogo de tabuleiro é sinónimo de colher os benefícios dos desportos mentais porque combina o acaso com a estratégia, encorajando os utilizadores a retirar as peças do tabuleiro antes que o seu adversário o faça.

Ao nível das regras, um jogo normal de Gamão requer um tabuleiro e dois jogadores com 15 peças cada um. Cada lado do tabuleiro tem 12 triângulos longos, chamados pontos. Estes pontos fazem parte de um circuito contínuo em forma de ferradura, numerados de 1 a 24.

O objetivo, como referido, é que um jogador retire todas as suas peças do tabuleiro. As peças deixam o tabuleiro assim que chegam à área à direita e o seu movimento é ditado pelo lançamento de dados.

Com efeito, como em todos os tipos de competição, vencer nos desportos mentais requer talento, determinação, prática e, mentalidade. Por isso, para quem é fã dos mesmos, o ideal é aproveitar a crescente vaga de desportos online e começar a descobrir todos os tipos de novas variantes que forem surgindo. Mas claro, sem esquecer os jogos físicos.

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes