PD - revista Sabe Bem

Os 10 parques naturais mais bonitos para visitar em Portugal

Os 10 parques naturais mais bonitos para visitar em Portugal

Explorar um Parque Natural é sempre uma boa opção para as férias ou para uma escapadela de fim de semana, uma vez que, quase sempre, une cidades e aldeias encantadoras, paisagens de tirar o fôlego e, claro, contacto com a natureza no estado puro.

Se está a precisar de uma pausa, de se desligar do mundo e conectar-se com a natureza enquanto desfruta das coisas mais simples da vida, estes são os parques naturais que tem de visitar em Portugal.

Parque Nacional Peneda-Gerês
O Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), com cerca de 70 mil ha, estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. É o único Parque Nacional do país e é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Parque Natural de Montesinho
O Parque Natural de Montesinho é uma área protegida situada no Nordeste Transmontano. Nele existe uma extensa biodiversidade, com espécies como o lobo-ibérico, a corça ou o veado. Os xistos são as rochas dominantes, mas podem ainda ser encontrados granitos, rochas ultrabásicas e pequenas manchas calcárias.

Parque Natural do Douro Internacional
O parque natural abrange a área em que o rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, bem como o rio Águeda, afluente do Douro. Inclui áreas dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

Foto: Município de Mondim de Basto

Parque Natural do Alvão
Acidentes geológicos que dão origem a espetaculares cascatas, uma grande diversidade de ecossistemas naturais e um património social preservado fazem deste parque um destino perfeito. O xisto, o granito e o colmo são os materiais usados na construção das casas das aldeias típicas de Lamas de Olo, Anta ou Ermelo, onde o tempo corre devagar.

Parque Natural da Serra da Estrela
O Parque Natural da Serra da Estrela fica no centro interior de Portugal, essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco (15%). Serra da Estrela é uma zona de rara beleza paisagística com desníveis montanhosos impressionantes onde é possível desfrutar do silêncio das alturas.

Parque Natural de Sintra-Cascais
O Parque Natural de Sintra-Cascais estende-se desde a foz do rio Falcão, limite norte do concelho de Sintra, até à zona da Guia, em Cascais. No parque encontra-se uma floresta primitiva com quase todas as espécies de Quercus.

Foto: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Parque Natural da Arrábida
Esta reserva biogenética situada na península de Setúbal, abrange os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra. O Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com os tons esbranquiçados das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra.

Foto: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange o litoral sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano e no barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente. Inclui territórios de freguesias dos concelhos de Setúbal, Beja e Faro.

Parque Natural da Madeira
O Parque Natural da Madeira é uma área protegida peculiar, quer pela riqueza do património natural e da beleza das paisagens, quer pelo património cultural. Podem ser observados vários ecossistemas naturais que se destacam pelo elevado valor biológico, como a Laurissilva da Madeira, o Maciço Montanhoso e a Ponta de São Lourenço.

Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida açoriana, na ilha de São Miguel, onde é possível observar uma abundante e variada flora macaronésia, onde a Laurissilva é dominante, além de abundantes maciços de hortênsias e criptomérias. Possui 5 moinhos de água, classificados como Imóveis de Interesse Público.

(Sapo)

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.