Esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, em Copenhaga, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, e Fernando Araújo, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assinaram uma declaração conjunta com o objetivo de instalar no Porto o “primeiro escritório mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) dedicado à Tecnologia, Robótica e Empreendedorismo em Saúde”.
No seguimento de uma reunião entre Hans Kluge, Diretor Regional da OMS para a Europa, e a Comitiva Ministerial portuguesa, onde “acordaram aprofundar a cooperação nas áreas de Tecnologia da Saúde, Literacia e Empreendedorismo, para promover o acesso universal e equitativo à Saúde”, foi assinado o documento que “representa um passo importante na ação da OMS a nível internacional”, lê-se no comunicado oficial enviado pela Direção Executiva do SNS à VIVA!.
Na reunião foi, ainda, destacado “o empenho nacional em torno da edificação de políticas de acesso e promoção da saúde robustas a nível europeu, bem como a visão estratégica do SNS, que elege como um dos eixos prioritários o investimento na transformação tecnológica do sistema público de saúde português”.
Esta inovação nas tecnologias de saúde, assim como os programas de literacia digital, permitirá a melhoria dos serviços de saúde e garantirá o acesso aos cuidados de saúde, a fim de responder “às necessidades da população, especialmente dos mais vulneráveis”.
A implementação deste escritório terá lugar nas futuras instalações da Direção Executiva do SNS, no Porto, a fim de promover a cooperação entre as duas entidades.