A organização da 12.ª Maratona do Porto, agendada para o dia 8 de novembro, pretende que esta edição do evento consiga bater “recordes”.
Segundo confessou Jorge Teixeira, da organização, o objetivo é “tentar bater o recorde da maratona em solo português, que está em 2h08m21s”. “E estamos a tentar trabalhar a marca para as 2h7m. Uma situação que, se vier a acontecer, é motivo de orgulho e será certamente motivo de primeira página dos periódicos do nosso país”, notou. O organizador esclareceu ainda que, para cumprir o objetivo, “estão quatro fundistas convidados, de momento, com máximos pessoais abaixo de 2h8, liderados por Gilbert Kollum Yegon, do Quénia”.
A maratona, com uma distância oficial de 42,195 km, destina-se a atletas federados e não federados. Em simultâneo, haverá a Family Race, uma corrida de 15 km direcionada a atletas federados e não federados nascidos em 1997 e em anos anteriores, e ainda a Fun Race, caminhada de seis quilómetros destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.