
No âmbito do “Gaia Orçamento Participativo” (GOP), cujo regulamento será votado na reunião camarária agendada para dia 13 de abril, os alunos do ensino secundário de Vila Nova de Gaia vão poder eleger novos projetos municipais e acompanhar o presidente da câmara.
De acordo com o comunicado da autarquia, o GOP terá uma verba de 150 mil euros e irá abranger todos os agrupamentos de escolas com Ensino Secundário que adiram ao projeto até 25 de abril através de propostas destinadas à execução de ações nas áreas de competência das juntas de freguesia ou da Câmara Municipal nos domínios da educação, da cultura, da solidariedade, do ambiente e do desporto.
Segundo o regulamento do GOP, os alunos do Ensino Secundário com idades entre os 16 e os 19 anos são “desafiados a exercer direitos de cidadania, mediante a participação direta na identificação dos problemas e das necessidades locais, na definição de prioridades e implementação de projetos, bem como na sua monitorização e avaliação, para que, em estreita colaboração com os titulares dos órgãos municipais, sejam encontradas soluções mais eficientes para os problemas comuns”.
Os projetos deverão ser apresentados em cada estabelecimento de ensino até 6 de maio e, após votação secreta pelos alunos, o melhor projeto de cada escola será automaticamente aprovado para execução.
Cada escola receberá o selo «GOP – Gaia Orçamento Participativo» e um apoio financeiro municipal de 600 euros para organização interna do GOP.
A autarquia vai lançar ainda, no âmbito do GOP, a “Experiência Presidente”, iniciativa destinada aos alunos do Ensino Secundário de Vila Nova de Gaia com idades entre os 16 e os 19 anos e que lhes permitirá acompanhar um dia integral de atividade do presidente da Câmara Municipal. “Motivar e incentivar a participação na vida autárquica, reforçando o conhecimento desta realidade junto dos jovens do município” é o objetivo deste projeto.