PUB
Amanhecer

Operação “Páscoa em casa”: 87 pessoas detidas, 15 estavam infetadas

Operação

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública deram a conhecer os dados da operação “Páscoa em Casa”, que decorreu entre as 00:00 do dia 09 de abril e a 24:00 de 13 de abril: 87 pessoas foram detidas, das quais 15 por violação do confinamento obrigatório, ou seja, infetados com covid-19 e que estavam na rua.

A operação teve como principal objetivo apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência devido à pandemia, que durante o período da Páscoa teve restrições mais apertadas, nomeadamente a proibição de circulação para fora do concelho da área de residência, exceto nas situações previstas no decreto, como ir trabalhar.

O diretor de operações da Guarda Nacional Republicana (GNR), Vitor Rodrigues, considerou que “a operação correu bem muito por conta daquilo que foi, mais uma vez, o comportamento de cidadania da sociedade neste período”.

A GNR realizou 9.565 ações de fiscalização e de sensibilização, das quais resultou o encerramento de 118 estabelecimentos e 21 detenções, uma das quais por violação da obrigação de confinamento, segundo a agência Lusa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já a Polícia de Segurança Pública, que atua nas grandes cidades e nas capitais de distrito, realizou 7.400 operações e deteve 66 pessoas durante o período da operação “Páscoa em casa”.

Luís Elias, diretor do departamento de operações da PSP, afirmou que 14 detenções estiveram relacionadas com a situação de confinamento. O responsável disse ter sido registado, durante o fim de semana, “um pico” destas detenções, consideradas as “mais graves no que respeita a situações de confinamento” de pessoas que estão infetadas.

A PSP encerrou 109 estabelecimentos e efetuou diversas ações de fiscalização rodoviária, em que foram detidas 64 pessoas por estarem a conduzir sem carta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer