
Trata-se da primeira vez que uma escola de arquitetura portuguesa é premiada neste concurso criado em 1994 para escolas norte-americanas e alargado a partir de 1999 à participação de escolas internacionais.
O Concurso desafiou estudantes de arquitetura a projetar comunidades multigeracionais, adaptadas e pensadas especialmente para a terceira idade e para a resolução, através da prática da arquitetura, de conflitos geracionais.
As ilhas da cidade do Porto foram a “fonte de inspiração” do projeto elaborado pela estudante da FAUP.
Este ano, a organização do concurso “Integrated Communities: A Society for All Ages” recebeu cerca de 400 propostas que, com a orientação de um professor de cada faculdade participante, mostraram as ideias de jovens futuros arquitetos de todo o mundo. Das propostas submetidas, foram selecionados e distinguidos dez projetos provenientes da FAUP (Portugal), Tamking University (China), University of West England (Reino Unido), Siberian Federal University (Rússia), Tsinghua University (China), Harbin Institute of Technology (China), Peking University (China), University of Tanzania (Tanzânia) e Universidade de Granada (Espanha).