Sogrape

Onda de calor intensifica-se esta quarta e quinta-feira

Onda de calor intensifica-se esta quarta e quinta-feira

De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), os dias mais quentes desta onda de calor serão esta quarta-feira e quinta-feira, dias 13 e 14 de julho, estando previstas máximas na ordem dos 46º.

Estes temperaturas vão sentir-se “em especial no Alentejo, que vive a onda de calor mais longa já registada, e Vale do Tejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano com valores entre 40 e 44 °C”.

No que diz respeito às noites tropicais que se têm sentido, estas vão persistir, com temperaturas mínima acima de 20°C, na generalidade do território, pelo menos até à noite de 14 para 15 julho.

O IPMA colocou ainda 18 distritos de Portugal continental sob aviso vermelho até às 00.00 horas de quinta-feira, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima. São eles o Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja.

O serviço nacional meteorológico lembra que desde o dia 6 se registam em Portugal continental valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar, e indica que na terça-feira foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões norte e centro.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá continuar presente até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes