
As margens do rio Fílveda, em Vilarinho de São Roque, Albergaria-a-Velha, são o primeiro palco para apresentar, nos dias 18 e 19 de junho, o “Há Festa na Aldeia”, uma iniciativa da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria e que, desde 2013, envolve a população local, como as personagens principais.
O “Há festa na Aldeia” pretende recuperar “usos e costumes tradicionais” e depois “veste-lhes uma roupa nova, mais fresca” cumprindo o objetivo de reforçar economicamente as regiões, assim como promovendo o emprego e a competitividade das localidades, designadamente o turismo, refere o comunicado de imprensa da organização.
Na programação do evento, para além da iniciativa “Almoce e jante connosco”, onde os participantes podem sentar-se à mesa nas casas do senhor Vidal e da dona Amélia e da dona Luísa, vai também constar rancho e outra música tradicional, gastronomia e desporto, teatro ou uma corrida de carrinhos de rolamentos.