Philips

Olhe para o céu, esta semana há chuva de estrelas em Portugal

Olhe para o céu, esta semana há chuva de estrelas em Portugal

Vem aí uma chuva de meteoros que atingirá o seu pico na noite de 28 de julho. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o fenómeno começou no dia 18 de julho e termina no próximo dia 21 de agosto, sendo que o auge de atividade deverá ser alcançado na noite de quinta-feira.

Os meteoros da Delta Aquáridas têm origem no Cometa 96P Machholz, que orbita à volta do sol a cada cinco anos, e “aparecem quando a Terra cruza o caminho orbital de um cometa”, afirma a plataforma «tempo.pt».

Nesta noite de quinta-feira poderão ser produzidos “entre 15 a 20 meteoros por hora, a 45 quilómetros por segundo”. O nome dado a esta chuva de estrelas “deriva dos traços das suas estrelas cadentes que parecerem sair de um ponto da constelação do Aquário, aquilo a que os astrónomos chamam de radiante”.

“Apesar de não fazer parte do conjunto de chuvas de estrelas mais luminosas e célebres do ano”, as Delta Aquáridas são um “fascinante espetáculo noturno para observadores e apaixonados pela Astronomia e pelo Universo”.

Segundo o «tempo.pt», estes meteoros são detentores de um brilho menos intenso e com menor frequência horária, pelo que será mais difícil detectá-los. Ainda assim, os especialistas sugerem que, no período entre 28-30 de julho, a melhor altura da noite para observar este fenómeno astronómico seja após a meia-noite, mais especificamente cerca das 2 ou 3 horas da madrugada.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem