
Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Dança, o Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta a mais recente criação de Olga Roriz, que, em 1995, fundou a sua própria companhia de dança contemporânea. “A Meio da Noite” vem dar continuidade a uma série de espetáculos da coreógrafa que abordavam a guerra, destruição e reconstrução, seguindo em direção a um território mais abstrato e introspetivo.
Refira-se que esta estreia absoluta marca o regresso de Olga Roriz ao TNSJ, numa coreografia onde é corresponsável pela cenografia e figurinos, pela seleção musical e vídeo.
A coprodução entre Companhia Olga Roriz, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Municipal de Vila Real e TNSJ vai estar em cena entre 27 e 29 de abril, e integra a terceira edição do Festival DDD – Dias da Dança.
Em “A Meio da Noite”, Olga Roriz mergulhou no cinema do sueco Ingmar Bergman. De acordo com a coreógrafa, “é nessa visão do realizador que nos iremos inspirar, nesses homens e mulheres assustadoramente reais, na solidão em luta constante com o interior”.
O espetáculo sobe ao palco na sexta-feira, às 22h; no sábado, às 19h; e domingo, às 17h. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. No dia 28 de abril, às 14h30, o TNSJ promove uma Masterclass com Olga Roriz, na qual se explora a sua abordagem a outras obras e autores, bem como processos e métodos de criação. A iniciativa é para maiores de 12 anos e a inscrição é gratuita mediante a apresentação do bilhete para o espetáculo.