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Recheio 2024 Institucional

Oficina da CP em Guifões já reabriu

Oficina da CP em Guifões já reabriu

A oficina de Guifões, Matosinhos, da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário reabriu as suas portas na quarta-feira, no âmbito do plano do Governo para reforçar o material circulante da Comboios de Portugal (CP), recuperando comboios atualmente abandonados.

A reativação da oficina em Guifões vai criar 140 novos postos de trabalho, 90 dos quais altamente qualificados, até final de 2021, anunciou o presidente da CP, Nuno Freitas, na cerimónia de reabertura.

Segundo Nuno Freitas, citado pelo Notícias ao Minuto, este complexo industrial ferroviário vai ser fundamental para a manutenção de material circulante que está ao serviço, para a recuperação de outro que está parado e para a modernização de composições. O responsável revelou haver já uma “carteira de projetos e intervenções” que esgota a capacidade destas instalações até 2024 com um turno.

De recordar que a reativação da oficina de Guifões foi anunciada no verão passado como parte do plano do Governo para recuperar comboios que tinham sido abandonados, até que chegue, em 2023, a encomenda de 22 novos.

De acordo com Nuno Freitas, até final deste ano, vão ser recuperadas 13 carruagens Schindler (iguais às que circulam na Suíça), que são ideais para o serviço comercial da Linha do Douro.

Vão ainda ser recuperadas 14 carruagens Inox Soreframe, tirando através desta intervenção partido da eletrificação da Linha do Minho.

“A entrada em funcionamento destas composições de carruagens na Linha do Douro e na Linha do Minho vai permitir libertar material circulante para normalizar o serviço comercial regional da CP [Oeste, Alentejo e Algarve]”, sublinhou.

A revisão geral de 34 unidades múltiplas elétricas será também efetuada na oficina de Guifões, onde, até final de 2020, vão ser também feitos protótipos de modernização de uma carruagem Sorefame e de uma UDD 450 e de adaptação/construção de um reboque piloto para o ‘push-pull’.

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Além da oficina, será instalado em Guifões o Centro Tecnológico para a Ferrovia, com parceiros internacionais, que acolherá um centro de formação, uma incubadora de empresas e um centro tecnológico. “Queremos uma CP mais eficaz, sustentável e tecnologicamente avançada”, salientou o presidente da empresa.

“Aprendemos com os erros do passado. A ferrovia está no centro das nossas prioridades”, garantiu o Primeiro-ministro, António Costa, que também marcou presença na cerimónia da reabertura da Oficina da CP de Guifões.

António Costa disse ainda ter o “sonho” de ver Portugal entrar para o “clube dos produtores de comboios”, tal como já integra o “clube produtor de automóveis”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, admitiu, ser “um orgulho, enquanto autarca, assistir a este momento”. “Este é um projeto importantíssimo para o município e para o país. Estamos a assistir ao momento de inversão na estratégia nacional das políticas dos transportes. Na década de 80, tínhamos oito mil comboios. 20 anos depois, são cerca de cinco mil. Não foi sempre assim. Se queremos atingir os objetivos de neutralidade carbónica, temos de investir na ferrovia”, frisou a edil, citada pelo portal da autarquia.

Luísa Salgueiro defendeu também que a Linha de Leixões deve continuar a funcionar não só para o transporte de mercadorias, mas também de passageiros, com uma nova reorganização das paragens para que estejam mais próximas dos locais onde a procura é maior.

A autarca elogiou ainda a intenção de instalar em Guifões o Centro Tecnológico para a Ferrovia. “Depois da UPTEC e do CeiiA, este é terceiro laboratório colaborativo a instalar-se em Matosinhos”, salientou, lembrando o impacto que irá ter quer na criação de postos de trabalho quer no envolvimento com universidades, empresas, instituições e investigadores.

Foto: CM Matosinhos

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