Esta segunda-feira, dia 28 de outubro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia oficializou o início da construção da nova piscina municipal de Maravedi, através da assinatura do auto de consignação.
De acordo com o município gaiense, o projeto, avaliado em aproximadamente 9 milhões de euros, será conduzido pela empresa Ferreira – Construção, S.A., com uma previsão de dois anos para a conclusão.
Ao que tudo indica, o complexo em questão incluirá três tanques de piscina, balneários e uma área de fitness. O tanque principal terá dimensões de 25 metros de comprimento e 17,50 metros de largura, com oito pistas de natação semiolímpicas, cuja profundidade varia entre 1,60 metros e 1,80 metros.
Haverá ainda espaço para um tanque para aprendizagem infantil, com 15 metros de comprimento, 8 metros de largura e uma profundidade de 1,10 a 1,20 metros, e outro para atividades destinadas a idosos, com profundidade entre 1,40 metros e 1,50 metros.
A área de piscinas poderá receber até 338 visitantes, enquanto o espaço de fitness comportará simultaneamente 69 utilizadores. Cada uma dessas áreas terá balneários e outras valências de apoio.
Para além disso, o projeto prevê ainda um parque de estacionamento com 1000 metros quadrados distribuídos em dois pisos, sendo um deles coberto. A área externa receberá um tratamento paisagístico, que visa a integração entre jardins e áreas pavimentadas, em harmonia com a via principal.
O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, refere que “este equipamento é fundamental para Vila Nova de Gaia. A seu tempo teremos este equipamento aberto a todos no miolo central da cidade. Mais do que cimento, esta é uma obra com memória”.
A antiga Piscina Municipal de Maravedi, atualmente fechada ao público, passou por diversas manutenções ao longo dos anos. Contudo, as condições estruturais e a utilização intensiva geraram um grande desgaste nas instalações.
Por isso, o município de Gaia decidiu proceder à demolição do antigo espaço, que já não atendia aos requisitos técnicos e de segurança necessários para as atividades que o novo projeto ambiciona.