
Ao que tudo indica, está prestes a nascer um novo parque urbano em Vila Nova de Gaia. Neste caso, sabemos que o novo parque vai ficar localizado ao pé do Cais do Cavaco, na margem do rio Douro.
Tal como refere o Jornal de Notícias (JN), o parque em questão será erguido, fruto de um acordo entre a Câmara de Gaia e o promotor imobiliário Promiris. O promotor em questão está a construir um empreendimento de luxo, nas redondezas.
A mesma fonte de informação avança que a Promiris vai ceder um terreno com cerca de 26.000 metros quadrados, com o objetivo de criar uma área verde com vista-rio. O acordo ficou fechado esta quinta-feira, dia 29 de maio.
Em comunicado oficial, pode ler-se: “a autarquia de Vila Nova de Gaia assume a gestão e manutenção dos mais de dois hectares, com o compromisso de devolver à cidade um espaço de utilização e fruição para a comunidade”.
No mesmo documento, consta ainda que se pretende “fazer uma ligação entre a cota alta – junto ao Arrábida Shopping – e a cota baixa, junto ao rio, assim como interligar o metro, o hospital e o parque, numa lógica de maior acessibilidade, de forma a contribuir para uma maior qualidade de vida da população”.
Quem também se pronuncia sobre o assunto é António Miguel Castro. O presidente do Conselho de Administração da empresa Gaiurb assinala o novo “pulmão verde” prestes a nascer no município, que resulta de uma parceria entre os setores privado e público.
Vale a pena recordar que, no local, está prestes a nascer o Gaia Hills. Como dito anteriormente, este empreendimento de luxo irá nascer num terreno junto ao Cais do Cavaco, que antes servia de parque de estacionamento para autocaravanas.
Ao todo, o empreendimento será formado por 8 edifícios com 251 apartamentos, sendo que os valores de cada casa podem variar entre os 250.000 euros e 1,7 milhões de euros.