
Em Portugal, o mês de setembro ficou marcado pelos incêndios. Os Passadiços do Paiva, em Arouca, foram uma das várias zonas bastante afetadas pelo fogo. A boa notícia é que, depois do pior, os Passadiços já reabriram a 100%, esta quarta-feira, dia 16 de abril.
De acordo com a SIC Notícias, a infraestrutura em questão passa a contar novamente com os seus 8 quilómetros de extensão. Recorde-se que o espaço esteve em obras durante 3 meses, para que pudesse voltar a abrir na totalidade.
Segundo o mesmo meio noticioso, com base em informações divulgadas pela autarquia arouquense, as obras ficaram por cerca de 211.700 euros. O valor em questão contemplou 860 metros de caminho, “dos quais 260 relativos a três troços de piso de madeira regular e 600 referentes a três secções de escadarias” – escreve a SIC Notícias.
Nos trabalhos de reabilitação, houve ainda lugar para substituir os corrimões e fazer a limpeza de alguns pontos do percurso afetados pelos incêndios. Entre estes “pontos”, incluem-se, por exemplo, os sinais de orientação dentro dos Passadiços.
Apesar de ter reaberto na totalidade, os trabalhos nos Passadiços do Paiva continuam a acontecer. Neste momento, a intervenção é de pequenos arranjos, sendo que o objetivo é ter tudo concluído até ao final deste mês de abril.
De qualquer maneira, a Câmara Municipal de Arouca mostra-se satisfeita pela possibilidade de, mesmo com alguns ajustes a decorrer, conseguir reabrir na sua íntegra ao público.
“Os Passadiços do Paiva são uma das mais importantes infraestruturas turísticas locais, pelo que é com enorme satisfação que conseguimos ter a funcionar as duas entradas do percurso a tempo da Páscoa, que é uma das épocas de maior procura do nosso território” – refere o município, citado pela mesma fonte.
Os efeitos dos incêndios de setembro foram bastante notórios, não apenas em termos ambientais. O município de Arouca dá conta que os prejuízos totais rondam os 5,3 milhões de euros, dos quais 350.000 mil são relativos aos Passadiços do Paiva.