
Está confirmado que o Porto Pianofest regressa este ano para a sua 10.ª edição, entre os dias 1 e 12 de agosto. O evento continua a expandir-se e, pela primeira vez, o Auditório do Museu de Serralves fará parte dos palcos que recebem os concertos.
Assim, este novo local junta-se a outros sítios emblemáticos da cidade como o Palácio da Bolsa, a Casa da Música e a Reitoria da Universidade do Porto.
Conforme explica a organização, em nota à imprensa, a programação especial para esta edição inclui algumas estreias. No dia 9 de agosto, a percussionista Liliana de Los Reyes e a pianista Nicole Wakabayashi, conhecidas pela sua abordagem indie, vão atuar ao ar livre num espetáculo gratuito ao lado da Orquestra Sinfonietta de Braga.
Já no dia 10 de agosto, o pianista Anthony DeMare faz asua estreia em Portugal com o projeto “Liaisons”. O concerto irá acontecer no novo palco do festival, o Auditório de Serralves.
Além das novidades, o festival também aposta no regresso de alguns artistas. Alexander Kobrin, nome consagrado no mundo do piano, fecha o evento com uma atuação no Palácio da Bolsa, enquanto Artur Pizarro, que participou na primeira edição, sobe ao palco no segundo dia do festival, 2 de agosto.
O canadiano Jean Saulnier também regressará ao evento, assim como José Ramon Mendez, que se mantém como uma presença constante em todas as edições.
O criador e diretor do festival, Nuno Marques, destaca a evolução do evento desde a sua estreia em 2016, ao afirmar que a diversidade de palcos e formatos tem sido um dos seus grandes trunfos.
“O festival tem tido um crescimento que, para nós, é entusiasmante. Começámos, em 2016, com uma pequena programação e, atualmente, proporcionamos duas semanas de música em palcos cada vez mais variados e dinâmicos: tanto podemos ter um concerto num jardim, como uma sessão para crianças ou um artista de renome na Casa da Música” – explica.
Em 2024, o festival contou com mais de 30 horas de música distribuídas por 11 locais, com um total de 23 concertos e 90 peças interpretadas por cerca de 30 artistas, muitos dos quais atuaram pela primeira vez no país.
Os bilhetes para a edição deste ano serão disponibilizados em breve.