
Nas últimas horas, ficamos a conhecer o novo acordo oficializado entre o Futebol Clube do Porto e a Câmara Municipal de Gaia. O protocolo assinado entre as duas entidades é relativa à construção de um novo Centro de Alto Rendimento.
Trata-se de um objetivo de longa data dos dragões, que irá ficar localizado na freguesia de Olival, em Gaia. Ou seja, nas redondezas do atual Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, que já funciona há mais de 20 anos.
Quanto à nova academia do emblema azul e branco, conforme avança o Porto Canal, sabemos que esta será repleta de “equipamentos modernos que integrarão áreas de treino, espaços complementares e todas as condições necessárias para o desenvolvimento e crescimento desportivo e pessoal dos atletas das equipas principais do Clube”. O projeto arquitetónico e paisagístico ficou ao encargo do arquiteto Silva Garcia.
Um núcleo para a equipa A e um mini-estádio são algumas das novidades
Segundo o mesmo meio noticioso, o novo centro do FC Porto vai ter um núcleo voltado para a equipa A de futebol, que terá uma zona de residência em estágio para os atletas. Haverá ainda um novo mini-estádio e mais áreas destinadas ao treino de alta competição.
No novo complexo desportivo do FC Porto, também vai haver uma área de interesse público, que servirá para a realização de várias atividades sociais, culturais e recreativas. Estas serão desenvolvidas em conjunto com a Câmara de Gaia, escreve o Porto Canal.
Na perspetiva da autarquia gaiense, este novo Centro de Alto Rendimento dos “dragões” vai ser um motor relevante, no sentido de projetar a economia local e o território gaiense. A Câmara de Gaia mostrou-se ao dispor para assistir o FC Porto, sempre que preciso, com questões técnicas, legais e urbanísticas relacionadas com a construção.
Sabe-se ainda que o acompanhamento do protocolo vai ser feito por uma comissão conjunta, que se encarregará de certificar que os objetivos são cumpridos da forma devida.