PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Oficial! Metro do Porto inaugura extensão da Linha Amarela (imagens)

Oficial! Metro do Porto inaugura extensão da Linha Amarela (imagens)

A nova extensão da Linha Amarela da Metro do Porto foi inaugurada esta sexta-feira na presença de Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, Helena Pinheiro de Azevedo, presidente da Comissão Diretiva do Programa Sustentável 2030, Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Para que todos tenham oportunidade de viajar na nova extensão, a Metro do Porto faz a inauguração com viagens gratuitas entre Santo Ovídio e Vila d’Este durante o fim-de-semana, conforme confirmado ao Porto Canal.

Esta extensão adiciona três novas estações à Linha Amarela: Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila d’Este. A Manuel Leão é a única estação subterrânea.

Partindo de Santo Ovídio, os veículos descem pela Avenida da República em direção ao sul, atravessando um viaduto de 420 metros que evita a nova rotunda norte. Após o viaduto, as carruagens descem para a estação subterrânea Manuel Leão. Daí, seguem por um túnel de 634 metros até à estação Hospital Santos Silva, situada à superfície e facilitando o acesso ao hospital para doentes e profissionais de saúde. A linha continua até à última estação em Vila d’Este.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A extensão inclui a criação de um novo Parque de Material e Oficinas em Vilar de Andorinho, com quase 200 metros de comprimento e capacidade para manutenção de até 32 veículos, complementando as instalações em Guifões.

O projeto, com um custo aproximado de 208 milhões de euros, foi financiado pelo Portugal 2030, POSEUR e Fundo de Resolução. Estima-se que cerca de 20 milhões de passageiros utilizem esta extensão no primeiro ano.

Esta inauguração marca um significativo avanço na infraestrutura de transportes do Porto, prometendo melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade a importantes pontos de serviço na região.

Fotografias: Metro do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem