Esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, o Porto ganhou uma nova zona verde no coração da cidade. Trata-se do Parque Urbano Dr. Mário Soares, que foi inaugurado na zona da Lapa, após ter tido abertura prevista, inicialmente, para julho.
De acordo com o Porto Canal, o novo espaço conta com cerca de 17 mil metros quadrados, localiza-se próximo à estação de metro da Lapa e foi concebido para oferecer caminhos pedonais, áreas arborizadas e lagos para controlar as cheias.
No vídeo em baixo, é possível ver os momentos altos da inauguração desta quinta-feira. A mesma começou pelas 16h e, entre as figuras de relevo presentes no local, esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, “a primeira palavra para agradecer, em nome de Portugal, ao presidente da Câmara, à autarquia, Assembleia Municipal, a todos os munícipes esta homenagem prestada a Mário Soares. Tinha de começar em algum sítio o seu centenário e começou pelo Porto”.
Acerca da homenagem feita a Mário Soares, com o novo parque urbano no Porto, Rui Moreira salientou a admiração que o próprio tinha pela cidade. “Em várias intervenções públicas, [Mário Soares] chamou ao Porto ‘a cidade da liberdade’ e enfatizou a sua importância para a instauração do liberalismo no país, em 1820” – explica.
Quanto à criação do novo espaço verde, o presidente da Câmara considera que estes são “vitais” para preservar a qualidade de vida urbana. “Para melhorar a gestão dos recursos naturais, em particular da água. Para servir de sumidouros de carbono e mitigar o impacto de fenómenos climáticos extremos” – acrescenta.