Para muitos, esta segunda-feira, dia 30 de setembro, é um dia triste na cidade do Porto, já que acabou de fechar a FNAC da Rua de Santa Catarina. Esta faz parte do Edifício Palladium, que já existe há cerca de 100 anos.
De acordo com o Porto Canal, este edifício tão emblemático da Invicta vai dizer “adeus” à FNAC para acolher a Primark. Recorde-se que será a primeira vez que a Primark abrirá uma loja no concelho portuense.
A FNAC de Santa Catarina abriu, oficialmente, no ano de 2000 e, no entender de Joel Cleto, era uma espécie de ponto de encontro. O historiador destaca ainda o café que se encontrava dentro da loja e as “iniciativas culturais” que acompanharam a FNAC durante toda a sua existência no coração da cidade do Porto.
A seguir o mesmo caminho da FNAC, também se encontra a C&A, que fecha portas ao público. No Reddit, vários utilizadores se têm pronunciado acerca deste fim de ciclo para a FNAC, em Santa Catarina.
Apesar de a esmagadora maioria dos users frisarem o facto de se tratar de uma multinacional que pouco representa a cidade, há quem lamente o fim da FNAC, precisamente pela dimensão cultural mencionada por Cleto.
“A FNAC apesar de ser uma multinacional que não merece particular simpatia ao menos oferecia cultura e entretenimento” – escreve um user. No mesmo sentido, há também quem diga que esta era “sem dúvida uma entidade que como as outras, tem objectivo do lucro. Mas pelo menos partilhava-se certos momentos para além do consumismo”.
O anúncio do encerramento da FNAC já tinha sido feito há alguns dias, mas só esta segunda-feira, 30 de setembro, é que foi dado o “último adeus”.