Braga conquistou o título de “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) 2024, uma distinção anunciada esta quarta feira, 13 de novembro, em Lisboa pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, durante a Web Summit, onde a cidade anfitriã também celebrou o seu próprio título de Capital Europeia da Inovação de 2023.
De acordo com a autarquia bracarense, este reconhecimento inclui uma atribuição de 500 mil euros e foi concedido pelo Conselho Europeu de Inovação, como parte do programa Horizonte Europa, que distingue cidades empenhadas na criação de um ambiente de inovação sustentável e focado nas pessoas.
Braga destacou-se pela capacidade de envolver toda a comunidade, nomeadamente o sector académico e empresarial, na construção de um ecossistema que promove soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano. Superando outras finalistas, como Linz e Oulu, a cidade minhota conquistou o júri pela sua visão de uma cidade moderna e inclusiva.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, manifestou o orgulho neste reconhecimento, salientando que o prémio é fruto do trabalho conjunto da autarquia com parceiros locais e reforça a posição de Braga como destino atrativo para investimento e parcerias globais.
Com este prémio, Braga passa a integrar um grupo exclusivo de cidades inovadoras que participam no Fórum do Conselho Europeu de Inovação, possibilitando colaborações regulares para partilhar boas práticas e soluções para os desafios urbanos da atualidade.
Os Prémios Capital Europeia de Inovação celebram cidades que conseguem unir diferentes sectores – público, académico e empresarial – num compromisso com o desenvolvimento urbano e a inovação inclusiva.