O presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Rodrigo Pinto de Barros, adiantou esta quarta-feira que a ocupação hoteleira no norte do país durante a Páscoa deverá manter-se tão animadora como em 2014, esperando-se inclusivamente um “ligeiro aumento” no Porto.
“O ano passado foi um bom ano em termos de Páscoa na região norte, por isso, se 2015 for, no mínimo, igual, os resultados serão animadores”, sublinhou. Na cidade Invicta – acrescentou – as unidades hoteleiras registam já uma “boa ocupação”, com tendência de crescimento. O responsável ainda não tem, contudo, indicações de hotéis com lotação esgotada. Segundo recordou, os cidadãos tendem a fazer marcações “em cima da hora”, razão pela qual acredita que, até à Páscoa, poderá haver “agradáveis surpresas”. De acordo com Rodrigo Pinto de Barros, os espanhóis, franceses e brasileiros são os que mais procuram o norte do país, referiu.
O comércio, por sua vez, não reune expectativas tão animadoras. Em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo, reconheceu esperar “pouco impacto” nas vendas durante esta época festiva. “A alteração legislativa à época dos saldos não veio beneficiar o comércio”, lembrou, frisando que “continua a faltar poder de compra às famílias”.