Junta da Galiza

Obras no teto e cobertura da Estação de São Bento concluídas

Obras no teto e cobertura da Estação de São Bento concluídas

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta terça-feira a conclusão dos trabalhos de reparação do teto e cobertura do átrio principal da estação ferroviária de Porto São Bento, orçados em 402 mil euros.

Os trabalhos em causa, destacou, incidiram no “tratamento da estrutura da cobertura e na substituição do revestimento, incluindo a renovação de todas as madeiras, estruturas metálicas e telhas, tendo sido criado um novo passadiço metálico circular para apoio a futuras inspeções e trabalhos”.

Adicionalmente, a intervenção contemplou também a “modernização da iluminação, a colocação de um sistema anti pombos, o tratamento de gessos, molduras e lisos”.

“Durante a empreitada foi pintado o interior do vestíbulo, que recuperou a tonalidade original, determinada pelo resultado das sondagens realizadas, as quais evidenciaram a preexistência de duas tonalidades, um castanho e um amarelo”, lê-se ainda no comunicado, que sublinha que a escolha da cor final resultou também da sua “conjugação com o friso de azulejos que faz o remate do teto com as paredes”.

De referir que durante os trabalhos, acompanhados pela Direção Geral do Património Cultural – Direção Regional de Cultura do Norte, “por se tratar de um imóvel classificado como de Interesse Público”, a IP procedeu também a uma “ação de manutenção e conservação do relógio do átrio”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem