
Ao que tudo indica, vai ser apresentado um plano de investimentos relativo ao reforço da capacidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, até ao verão. No entanto, de acordo com o Jornal de Notícias (JN), o Governo não pretende ampliar o aeroporto.
Segundo a mesma fonte, o alargamento do aeroporto para duas pistas está fora de questão. Recorde-se que esta tem sido uma reivindicação do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.
Ainda que não seja “o momento para tocar alarmes”, o próprio alerta que o Aeroporto do Porto está a chegar ao limite da capacidade. Este já atingiu os 16 milhões de passageiros e segue num crescimento anual a rondar os 10%.
“É a altura ideal para começarmos a pensar em projetar as ampliações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro” – reforça Luís Pedro Martins. O representante da TPNP aponta que há espaço suficiente para receber até 40 milhões de passageiros.
Quem também se pronuncia sobre a situação é Rodrigo Barros. O presidente da Associação Nacional Representativa da Hotelaria, do Alojamento Local, do Turismo no Espaço Rural e da Restauração e Bebidas ( APHORT) destaca que “o projeto de expansão do aeroporto foi anunciado há dois anos e até agora não há nada”.
Sobre o tema, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirma que o Governo está “ciente” do quão importante é continuar a desenvolver o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (via JN).
No sentido de rentabilizar ao máximo o aeroporto, a ANA tem vindo a trabalhar numa alteração ao Masterplan da infraestrutura. Em declarações ao JN, a ANA refere: “a nossa previsão é que este plano seja apresentado durante o primeiro semestre deste ano ao concedente.
A concessionária acredita que, embora o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tenha atingido números recorde de passageiros, ainda não há necessidade de alargamento. Isto porque, no espaço, “existe capacidade para acomodar” a procura que se antevê nos próximos anos.