Recentemente, a Metro do Porto anunciou que as obras do metroBus já se encontram concluídas. Nesta fase, está finalizada a infraestrutura que permitirá a nova linha de transporte, que conecta a Casa da Música à Praça do Império.
Todas as vias estão prontas e já não há restrições significativas ao trânsito na área. Contudo, importa destacar que, neste momento, faltam alguns detalhes, como o acabamento das estações e a paisagem envolvente.
De acordo com a empresa de transportes portuense, espera-se que tudo esteja completo até ao final de setembro. Além disso, estão a ser instalados os equipamentos essenciais para o funcionamento do metroBus, que será operado pela STCP, responsável pelo transporte rodoviário no Porto.
A obra, que liga a Boavista à Foz, passando pelas avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa, teve início no final de janeiro de 2023. A linha tem uma extensão de oito quilómetros, quatro em cada direção, e inclui sete novas estações: Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império.
Este projeto da Metro do Porto foi integralmente financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do NextGenerationEU.
O que falta, neste momento?
Como referido anteriormente, ainda estão por ser feitos alguns acabamentos na obra da metroBus. No entanto, outra questão que poderá surgir é: quando é que o metroBus vai, efetivamente, arrancar?
Neste momento, ainda há alguma incerteza sobre o assunto. Ainda assim, é de prever que este comece a circular, ainda no mês de setembro, de acordo com o Porto Canal.
Nesse sentido, a fonte referida adianta que “faltam ainda chegar os veículos a hidrogénio que farão a operação, fazendo com que uma solução provisória esteja atualmente em discussão entre a STCP e a Metro do Porto”.
Resta esperar para ver se sairá algum “acordo” entre ambas as partes. Até que tal aconteça, permanece alguma incógnita acerca do dia exato em que o metroBus vai arrancar.