PUB
Recheio 2024 Profissional

Obras de expansão da Metro do Porto avançam em breve

Obras de expansão da Metro do Porto avançam em breve

A Metro do Porto anunciou, ao final do dia de quinta-feira, o consórcio escolhido para realizar as empreitadas da nova linha Rosa, que ligará S. Bento à Casa da Música, e do prolongamento da linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, cujos trabalhos deverão arrancar “em semanas”.

O Conselho de Administração da empresa aprovou, como proposta, a adjudicação das duas empreitadas ao consórcio luso-espanhol formado pela ACA – Alberto Couto Alves, S.A. e a Ferrovial Agroman, S.A., no valor de 288 milhões de euros – 189 milhões relativos ao novo traçado no Porto e 98,9 milhões para a ampliação em Gaia, informou. 

No comunicado publicado na sua página oficial, a Metro do Porto adianta ainda que resta agora formalizar os “passos legais previstos com vista à assinatura”, prevendo que as obras arranquem no terreno “a curto prazo”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

 A nova Linha Rosa integrará quatro estações subterrâneas, numa extensão de cerca de três quilómetros, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, e servindo o Hospital de Santo António, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça da Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre. 

Já a extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros, que ligará Santo Ovídio a Vila d’Este, passando pelo Centro de Produção da RTP e pelo Hospital Santos Silva.  

As empreitadas, que a Metro do Porto salienta tratarem-se do “investimento público de maior dimensão em curso em Portugal”, deverão estar concluídas em 2023. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem