PUB
Recheio 2025

Obras do Metro? Há novidades sobre Ponte Ferreirinha e “devolução” de ruas em Gaia

Obras do Metro? Há novidades sobre Ponte Ferreirinha e

Ao que tudo indica, o rio Douro vai ser ocupado no verão, por conta da construção da Linha Rubi (H) da Metro do Porto (MdP). Tal irá acontecer devido à construção da Ponte Ferreirinha, que se deverá estender até 2027.

Citado pelo Jornal de Notícias (JN), um responsável da empresa de transportes portuense diz que isso irá aliviar algumas vias em Vila Nova de Gaia. 

“Na ponte Ferreirinha estamos a construir as fundações dos principais pilares e das escoras que vão suportar o tabuleiro. Temos os pilares mais simples e os encontros já concluídos ou em fase de conclusão. Contamos em breve começar a construir o tabuleiro – o primeiro tramo do tabuleiro, do lado de Gaia, que será o tabuleiro com menor altura ao solo” – refere o engenheiro Pedro Araújo.

Depois disso, o próprio acrescenta que a intenção é de “fazer ocupações no rio Douro para a construção de pilares provisórios, que vão auxiliar a construção da ponte, e começar a elevar os pilares principais”.

Pedro Araújo explica ainda que, depois de terminadas as fundações com os principais pilares, a visibilidade da obra irá mudar. Ou seja, já este verão a paisagem irá ficar diferente, “progredindo naturalmente dentro do seu ritmo de construção durante 2026 e também em 2027″ (via JN).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que, inicialmente, a previsão de final de obras estava apontada para o fim de 2026. Segundo fontes oficiais da Metro do Porto, em 2027 irão apenas acontecer acabamentos na ponte. O resto do prazo da obra será mantido para o fim de 2026.

Perante o facto do prazo inicialmente previsto ser o final de 2026, fonte oficial da Metro do Porto disse à Lusa que em causa, em 2027, estarão sobretudo acabamentos na ponte, e que o prazo do resto da obra mantém-se para 2026.

Pedro Araújo teceu ainda comentários sobre os impedimentos de trânsito em Gaia. Este afirma que, já em 2025, vai haver “devoluções” em algumas zonas da cidade. Em 2026, todas as zonas congestionadas por obras vão ser devolvidas à cidade, conforme refere.

A Linha Rubi vai ter 6,4 quilómetros e contará com oito estações: Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal, Arrábida, Campo Alegre e Casa da Música.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2