É tão bom comer assim PD

Obras de Vieira da Silva em exposição em Vila Nova de Gaia

Obras de Vieira da Silva em exposição em Vila Nova de Gaia

A Casa-Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo acolhe, até ao dia 3 de maio, um conjunto de 64 obras de Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa, 13/06/1908 – Paris, 06/03/1992). A entrada na exposição é gratuita.

A convite do Município de Vila Nova de Gaia, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, com a curadoria da sua diretora, Marina Bairrão Ruivo, organizou uma exposição, que a partir de uma visão global da obra de Vieira da Silva, demonstra ao visitante a importância da artista no contexto da criação contemporânea do século XX.

“Vieira da Silva. Um olhar singular” inclui esboços, estudos anatómicos e pinturas que a mais internacional artista plástica portuguesa produziu entre 1926 e 1986, procurando destacar o “olhar” singular da pintora, revelando os múltiplos caminhos da sua pesquisa, em busca do enigma do espaço.

Os trabalhos iniciais de Vieira da Silva já traduzem o desejo de compreensão do espaço e deixam adivinhar a criação de um novo conceito. “É no espaço fechado do atelier que reavalia a pintura e a relação com o mundo exterior. O espaço interior é reinventado, bem como a perspetiva, com a multiplicação dos pontos de vista. O tema da cidade é introduzido; a pluralidade – e a coexistência – de espaços gera uma indefinição entre o dentro / fora”, aponta o comunicado da autarquia.

“Na pintura da maturidade, o espaço perde unidade e fragmenta-se em múltiplas direções”, acrescenta a nota, indicando ainda que “a pintura de Vieira foi sempre um diálogo existencial e transforma-se nos últimos anos numa pesquisa espiritual sobre a perda e a morte de Arpad, o confronto da vida sem ele e a sua própria despedida. Ponto a ponto, quadro a quadro, Vieira da Silva teceu uma vida que se confunde com a pintura”.

A exposição será complementada por um núcleo documental multimédia, que apresenta a fotobiografia da artista.

“Vieira da Silva. Um olhar singular” poderá ser visitada de segunda-feira a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional