
A construção da Linha Rubi (H) da Metro do Porto entra numa nova fase a partir de julho, com o início dos trabalhos de execução de um dos pilares da futura Ponte D. Antónia Ferreira, mais conhecida como “Ferreirinha”. Trata-se de um pilar provisório, que terá a função de suportar a estrutura durante a fase construtiva, sendo posteriormente removido após a conclusão da ponte.
De acordo com a Câmara de Gaia, para viabilizar a fundação deste pilar, será necessário ocupar, a partir do dia 1 de julho, o passeio adjacente ao rio Douro, bem como uma das vias da faixa de rodagem na zona assinalada. (Nota: a zona ocupada pode ser vista na imagem em cima, baseada num mapa disponibilizado pela Câmara de Gaia)
Apesar da intervenção, o trânsito automóvel manter-se-á em ambos os sentidos, circulando de forma alternada naquele troço.
A Metro do Porto apela à compreensão e colaboração de todos, sublinhando o empenho em minimizar os impactos da obra na vida quotidiana da cidade.
A empresa reafirma a sua disponibilidade para informar e esclarecer, comprometendo-se ainda a encontrar soluções que conciliem o avanço da empreitada com a acessibilidade pedonal e o normal funcionamento dos negócios e atividades locais.