Depois de ter passado por várias cidades europeias, incluindo Lisboa, Pádua e Nápoles, a Coleção Miró segue agora para Esmirna, na Turquia. A Fundação de Serralves irá apresentar 74 obras de Joan Miró na exposição “Imagem, Texto e Signo”, que ficará patente no Arkas Art Center entre 26 de setembro e 9 de fevereiro. A curadoria da mostra estará a cargo de Robert Lubar Messeri.
A exposição trará para o público turco uma seleção de 74 das 85 obras que compõem a coleção de Miró pertencente ao Estado português, que se encontra em depósito na Fundação de Serralves. Segundo a Câmara do Porto, esta exposição abrangerá seis décadas de trabalho do artista catalão, revelando a sua vasta trajetória através de pinturas, esculturas, desenhos, tapeçarias e colagens.
O enfoque da coleção recai sobre a materialidade dos suportes artísticos e a transformação da linguagem visual, que foram elementos centrais no percurso de Miró e o posicionaram como um dos grandes nomes da arte do século XX. A coleção, originalmente pertencente ao antigo Banco Português de Negócios (BPN), foi classificada como património de interesse nacional em 2020.
Divulgação e valorização internacional
A Fundação de Serralves tem sido a responsável pela gestão e promoção da Coleção Miró, cedida pelo Estado português ao Município do Porto. A exposição “Joan Miró: Signos e Figuração”, inaugurada em outubro de 2021 na Casa Rosa de Serralves, foi o primeiro momento em que a coleção completa foi apresentada ao público, após a conclusão das obras de recuperação desse espaço, dirigidas pelo arquiteto Siza Vieira.
O protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Porto e a Fundação de Serralves garante que, pelos próximos 25 anos, a fundação terá a responsabilidade de preservar e promover a coleção, divulgando-a em território nacional e internacional.
Partes da coleção já foram apresentadas em locais de grande prestígio, como o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e a Fondazione Bano, em Pádua. Em 2019, Nápoles também recebeu uma exposição dedicada a Miró, antes de a coleção seguir agora para Esmirna.