PUB
Recheio 2024 Institucional

Obras da Metro não afetam classificação de monumento na Boavista

Obras da Metro não afetam classificação de monumento na Boavista

Depois de ter sido publicado em Diário da República (DR) a abertura do procedimento de classificação do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, na Rotunda da Boavista, a Metro do Porto afirma, em declarações à Lusa, que as obras não irão impactar o local nesse sentido.

Em causa está a construção da Linha Rosa e da futura Linha Rubi no lugar onde se encontra o monumento da Boavista.

“Não há qualquer impacto decorrente da construção” das duas linhas “e toda a informação sobre a empreitada em curso (a Rosa) é permanentemente atualizada junto da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural)”, disse fonte oficial da Metro à agência Lusa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Devido à publicação da abertura do procedimento de classificação, o bem em causa vai dispor “de uma Zona Geral de Proteção”, na qual “não podem ser concedidas pelo município, nem por outra entidade, licenças para obras de construção e para quaisquer trabalhos que alterem a topografia, os alinhamentos e as cérceas e, em geral, a distribuição de volumes e coberturas ou o revestimento exterior dos edifícios sem prévio parecer favorável da administração do património cultural competente”, frisou a DGP.

Referir que a proposta para classificação daquele monumento foi apresentada pela secção do Património Arquitetónico e Arqueológico (SPAA) do Conselho Nacional de Cultura (CNC) de 09 de fevereiro de 2022.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem