
É com relativa frequência que a Metro do Porto (MdP) utiliza as suas redes sociais para mostrar avanços nas obras. Desta vez, foi através do X, antigo Twitter, que ficamos a conhecer o ponto de situação das obras entre São Bento e a Praça da Liberdade.
Como podes ver na publicação em baixo, está a nascer no local uma nova estação da Linha Rosa (G). Conforme explica a empresa de transportes portuense, na descrição do post, “a empreitada vai terminar durante este ano”.
Outra empreitada que também vai avançando é a da Linha Rubi (H). Recentemente, a Metro do Porto mostrou um novo vídeo, onde menciona os vários vestígios arqueológicos que as obras nesta linha já permitiram descobrir.
“Estamos na calçada da Boa Viagem, onde existia a Capela da Boa Viagem, entre os séculos XVII e XIX. Ela foi desativada em 1867. É bastante complexo. Depois de uma 1ª camada em que tínhamos terra com vários ossos dispersos, tivemos de retirar cerca de 5.000 ossos. É um trabalho extremamente cuidadoso” – contextualiza Ana Paula Gonçalves, no vídeo que pode ver em baixo.
A diretora do gabinete do Ambiente, Segurança e Qualidade da MdP diz ainda que “identificamos do lado de Gaia a fábrica do Cavaquinho, que foi encerrada no final do século XIX. Vimos as estruturas da fábrica e um forno de cozedura que está a ser preservado, para depois ser construído em área a determinar”.
Há cerca de suas semanas, também conseguimos ver o ponto de situação atual das obras na Ponte Ferreirinha. Recorde-se que esta vai ser erguida entre a zona do Campo Alegre, no Porto, e a Arrábida, em Gaia.