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Obra do Prolongamento do quebra-mar de Leixões já foi consignada

Obra do Prolongamento do quebra-mar de Leixões já foi consignada

A empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, em Matosinhos, que compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação, implica um investimento de 147 milhões de euros.

“A empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões foi consignada conforme previsto”, adiantou, terça-feira, à Lusa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

De acordo com a administração portuária, o consórcio liderado pela Teixeira Duarte, Tecnovia e Dredging está a preparar o arranque da obra.

A empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões tem um prazo de execução de 30 meses e compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação.

Implica um investimento de 147 milhões de euros, sendo que 131 milhões de euros são em obra e, o restante, em serviços complementares como fiscalização e coordenação de segurança.

Em dezembro de 2020, o presidente da APDL, Nuno Araújo, adiantou estar a ser feito um estudo sobre o “valor económico do desporto de ondas em Matosinhos e no Grande Porto”, uma das recomendações do “parecer favorável condicionado” da comissão de avaliação ambiental.

Foto: APDL

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