PUB
Amanhecer

Obra de reabilitação em “ilhas” no Porto é distinguida nos prémios Mais a Norte

Obra de reabilitação em

O projeto de requalificação das Ilhas na Lomba, promovido pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, foi reconhecido com uma menção honrosa nos “Prémios Mais a Norte”, atribuídos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). A distinção foi entregue esta semana, numa cerimónia realizada em Braga.

De acordo com a Câmara do Porto, a iniciativa foi destacada na categoria “Norte Civitas”, que valoriza intervenções com impacto positivo na vida urbana, na inclusão social e na valorização do território.

Inserido na estratégia do município do Porto para a regeneração urbana, o projeto abrange a reabilitação de seis ilhas na freguesia do Bonfim. Com um investimento total de 8,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a obra prevê a criação de 47 habitações a preços acessíveis, estando a conclusão prevista para 2026.

O plano arquitetónico foi desenvolvido por Maria Souto de Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro. A proposta procura preservar o espírito comunitário original das ilhas, aliando a valorização patrimonial à melhoria das condições habitacionais e funcionais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Durante a intervenção, os moradores foram realojados provisoriamente, mas regressarão à Lomba assim que a obra estiver concluída. O espaço renovado incluirá ainda um jardim, lavandaria comum e uma sala de condomínio.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O vídeo de apresentação do projeto está disponível para visualização online.

Foto: CCDR-Norte

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer