PUB
Galiza

O Value Investing ou o Growth Investing são melhores para si?

O Value Investing ou o Growth Investing são melhores para si?

Saiba mais sobre investimento em crescimento vs. investimento em valor e as principais diferenças para o ajudar a escolher a melhor abordagem de investimento.

Existem duas abordagens principais para investir no mercado de acções. O investimento em crescimento é o método rápido e furioso que tem sido particularmente bem sucedido e popular nos últimos anos. Em comparação, o investimento em valor é a filosofia lenta e constante tornada popular pelo próprio Warren Buffett.

As duas abordagens são amplas e podem ser divididas em muitas estratégias diferentes, mas geralmente é possível classificar as acções numa destas duas abordagens. Este artigo ajudá-lo-á a compreender as diferenças entre o investimento em valor e o investimento em crescimento. No final, será capaz de determinar qual a estratégia que melhor se adequa aos seus objectivos de investimento.

O que é o investimento de crescimento?

Neste contexto, o crescimento refere-se à rapidez com que as receitas, os lucros ou os fluxos de caixa de uma empresa aumentam anualmente. Os investidores em crescimento tentam investir em empresas que crescem mais rapidamente do que o mercado para obterem rendimentos superiores à média.

Trata-se de encontrar a próxima grande novidade, aquela nova aplicação tecnológica ou produto inovador que está a descolar e potencialmente a dominar o mercado. Isto torna-o particularmente atrativo para os principiantes que tentam a sua sorte na seleção de acções. Geralmente, os investidores selecionam as empresas que registaram pelo menos alguns anos de expansão rápida, frequentemente superior a 20%.

Devido a este requisito, estas empresas tendem a ser mais pequenas e mais jovens, uma vez que pode ser difícil atingir estas taxas de crescimento mais elevadas quando já se é maior ou mais maduro. Mas este não é um requisito para o investimento em crescimento. Hoje em dia, golias mais maduras como a Tesla, a Microsoft e a Amazon continuam a crescer rapidamente, pelo que é comum encontrar estas empresas rotuladas como algumas das melhores acções de crescimento para comprar, apesar da sua enorme dimensão.

As plataformas de análise, como o TradingView, facilitam a procura e a comparação de diferentes acções para investimento. Os principais exemplos de acções de crescimento disponíveis no TradingView incluem empresas de tecnologia como a Intel (INTC), a Fortinet (FTNT) e a ZoomInfo Technologies (ZI). Também são chamadas de ações de impulso porque seu aumento leva a mais investidores entrando. Historicamente, eles têm proporcionado retornos significativos aos investidores devido ao seu domínio do mercado e inovações exclusivas.

Prós do investimento de crescimento

  • Potencial para retornos elevados: As acções de crescimento têm geralmente um potencial de rendimento elevado porque ainda estão a crescer nos seus sectores. Estão a ter melhores resultados do que a concorrência e têm uma base de clientes mais elevada.
  • São orientados para o futuro: Permitem aos investidores alinharem-se com o futuro. Isto porque a maioria das empresas em crescimento estão a reinventar o seu sector industrial e são responsáveis pelas tendências emergentes.
  • Desempenho superior durante os mercados em alta: As acções de crescimento tendem a aguentar-se em condições económicas fortes. Normalmente, ultrapassam o mercado durante os períodos de expansão, o que lhes permite oferecer rendimentos acima da média.

Contras do investimento de crescimento

  • Elevada volatilidade: São mais propensos a flutuações de preços, o que os torna ideais para investidores com elevada tolerância ao risco. A sua abordagem torna-os susceptíveis a quebras de mercado se não corresponderem às expectativas de crescimento.
  • Elevado risco de insucesso: Têm também uma maior probabilidade de fracasso porque as empresas em crescimento enfrentam problemas relacionados com a sua incapacidade de alcançar uma rentabilidade sustentável, como o investimento em valor e a aceitação limitada dos seus bens e serviços.
  • Risco de sobrevalorização: Normalmente, são negociadas a preços elevados para obter rácios de ganhos em plataformas como a TradingView devido ao otimismo do mercado. O valor inflacionado irá colapsar se o crescimento não se materializar, resultando em perdas significativas.

O que é o investimento de valor?

O investimento em valor é o processo de escolher acções que parecem estar subavaliadas devido ao seu valor a longo prazo. O mercado considera que estas acções estão subavaliadas e espera que proporcionem rendimentos significativos quando o mercado corrigir o erro de avaliação. Trata-se de encontrar o diamante em bruto: empresas cujos preços não reflectem o seu valor.

Estas empresas têm um maior potencial de crescimento e são mais seguras do que as acções de crescimento porque os investidores podem contar com o pagamento de dividendos mesmo que as acções não se valorizem. Os exemplos incluem a AbbVie Inc., a General Motors Corp e a Cisco Systems, Inc.

Prós do investimento em valor

  • Acções abaixo do seu valor real: O investimento em valor permite-lhe comprar acções a um preço inferior ao seu valor real. Isto dá-lhe uma boa margem de segurança.
  • Pagamentos consistentes de dividendos: Para além de comprar acções a um preço inferior ao seu valor, também desfrutará de pagamentos de dividendos constantes. Isto contrasta fortemente com o investimento de crescimento, que pode exigir o reinvestimento dos dividendos.
  • Menor impacto nos lucros: Ao contrário das acções de crescimento, em que o preço tende a flutuar devido a acontecimentos pontuais, a capacidade das acções de valor para pagar dividendos é uma prova tangível de lucros consistentes.

Contras do investimento em valor

  • Difícil de executar: Identificar corretamente as acções de valor real requer uma análise fundamental. As métricas financeiras também podem indicar fraquezas subjacentes, pelo que é necessária uma verdadeira perícia para identificar o diamante em bruto.
  • Risco de declínio do sector: Uma vez que as acções de valor representam normalmente empresas mais antigas e maduras no seu nicho, existe o risco de terem ultrapassado o seu auge e poderem ser perturbadas por concorrentes mais jovens.
  • Requer paciência: Pode levar anos até que o mercado ajuste o preço de uma ação ao seu verdadeiro valor. O processo de espera pode testar a sua paciência e crença no valor das acções. Por conseguinte, é necessário ter paciência.

Principais diferenças entre as acções de crescimento e as acções de valor

Os investimentos em crescimento e em valor diferem na sua abordagem à seleção, avaliação e desempenho das acções. Seguem-se alguns factores que os distinguem.

Avaliação

Um investidor em valor precisa de considerar o valor real ao selecionar uma ação. Uma forma de o fazer é calcular o rácio preço/lucro da ação utilizando a fórmula preço da ação/lucro por ação. Este rácio ajuda a determinar o investimento necessário para obter lucro. Uma vez que as acções de crescimento têm um lucro baixo mas oferecem uma antecipação de lucros futuros mais elevados, os seus rácios preço/lucro são normalmente mais elevados do que os das acções de valor.

Outras métricas para avaliar as acções incluem o rendimento dos dividendos, o rácio preço/valor contabilístico (rácio P/B) e o fluxo de caixa preço/operações.

Desempenho

O desempenho dos investimentos em crescimento e em valor pode variar em diferentes condições de mercado. O seu desempenho é cíclico. Embora as acções de crescimento tenham tido uma evolução mais forte na última década, as acções de valor têm tido um bom desempenho a longo prazo.

As acções tecnológicas como Meta, Alphabet, Apple, Netflix e Amazon dominam agora o mercado devido às tendências emergentes. No entanto, enquanto as acções de crescimento tendem a ter um desempenho superior num mercado em alta, as acções de valor têm um desempenho superior num mercado em baixa e em períodos de incerteza económica.

Investimento em valor vs investimento em crescimento: Qual é o melhor?

Ambas as abordagens de investimento oferecem oportunidades únicas e têm os seus prós e contras. Depois de identificar os seus objectivos de investimento e tolerância ao risco, compreenderá melhor se é um investidor em crescimento, um investidor em valor ou se está interessado em combiná-los para obter o melhor dos dois mundos.

PUB
Amanhecer2