
Com encenação de João Luiz, “O Senhor Pina” surge nos 40 anos do Pé de Vento, coletivo do qual Manuel António Pina foi um dos membros fundadores e cúmplice de muitas aventuras teatrais. No espetáculo contam-se as “maneiras de ser” e episódios da vida do jornalista/poeta/cronista/dramaturgo que é revelado na companhia do seu herói, o ursinho Puff de “As Aventuras de Joanica Puff”. O espetáculo estreia no Teatro Carlos Alberto (TeCA) no dia 10 de maio.
“O Senhor Pina” é um “recorte” das 16 estórias reunidas no livro de Álvaro Magalhães, desvendando um retrato íntimo, melancólico e bem-humorado do vencedor do Prémio Camões, onde tudo é verdade e ficção.
“O Senhor Pina” – uma coprodução Pé de Vento e Teatro Nacional São João – conta com ilustrações de Luiz Darocha, dramaturgia de Maria João Reynaud, composição musical de Pedro Junqueira Maia e interpretação dos atores Patrícia Queirós e Jorge Mota e do músico Gilberto Bernardes. O espetáculo-homenagem pode ser visto até dia 13 de maio: na quinta-feira, às 21h; na sexta-feira, às 15h e às 21h; no sábado, às 19h; e no domingo, às 16h. No último dia de apresentação, a récita terá tradução em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes podem ser adquiridos por 10 euros.
Homenagem continua fora do palco
“’O Senhor Pina’ é Manuel António Pina entre aquelas verdades que são mais verdade do que muitos factos”, escreveu o jornalista Nuno F. Santos aquando da apresentação do livro, em 2013. No dia 12 de maio, às 15h, a Sala de Vidro do TeCA recebe uma conversa sobre Manuel António Pina. O momento conta com as presenças de Álvaro Magalhães, Maria João Reynaud, João Luiz e Sara Reis da Silva (autora e professora auxiliar da Universidade do Minho). A entrada é gratuita.